top of page

Reforma do Mercado Publico desagrada comerciantes

comerciantes não foram consultados sobre as mudanças, diz lojista.

DSC_0125_edited.jpg

Foto: Coletivo Identidade Urbana - Marcelo Jacques (c) fala sobre a história do Mercado Público 

 

Fundada por Francisco Martiniano Jacques, o popular Chico Peixeiro, a Peixaria do Chico está consolidada, há mais de 50 anos, no Mercado Público de Florianópolis, o mais tradicional centro de comércio de peixes e frutos do mar da cidade. Falecido em 2013, aos 80 anos, Chico deixou para o filho, Marcelo, a responsabilidade de manter a histórica peixaria e dar continuidade ao legado da família.

Marcelo trabalha há mais de 30 anos no Mercado, que foi reformado em 2016. Para ele as mudanças tiraram um pouco da essência e da relação do lugar com a história da cidade. “Tiraram gente que estava aqui há 50, 60 anos e colocaram pessoas de fora quem não trabalham em suas lojas.

 

O Mercado perdeu a forma de lidar com o cliente, de fazer a brincadeira com os times da cidade. Hoje a gente nem sabe quem são os donos”, afirmou. Para ele o poder público agiu de forma monocrática na definição das reformas para o Mercado, “foi mal planejado, antes de ter feito isso, deveria ter chamado as pessoas que trabalham aqui, que estão há tanto tempo aqui para saber algumas coisas”, completou.

O novo mercado influenciou na capacidade econômica das lojas instaladas. Para Marcelo, a nova roupagem do ambiente enfraquece esse potencial. “O Mercado é um lugar que historicamente tem um comércio de calçados muito forte, agora, tem uma ou duas lojas só”, e completa, “agora tem açougue na praça de alimentação, descaracterizou o mercado”. O proprietário defende que o movimento das lojas saiu prejudicado por conta das mudanças.

As peixarias também sofreram com os impactos da pandemia, mesmo sendo serviço essencial, foram 24 dias fechados e só agora o movimento está normalizando. “Tivemos um baque muito grande no começo da pandemia. O meu comércio é mais ligado às pessoas de idade da ilha, com a vacinação o movimento está voltando ao normal”, finalizou Marcelo.

DSC_0127.JPG
DSC_0130.JPG

Foto: Coletivo Identidade Urbana - Ostras em exposição

Foto: Coletivo Identidade Urbana - Pescados em exposição

bottom of page